Um acidente de trânsito gera um verdadeiro incômodo na vida de uma pessoa, não é mesmo?
Vivemos tentando evitar este inconveniente. Mas, e quando acontece mesmo sem a concorrência da nossa vontade? Quais providências devemos tomar?
Quando algo deste tipo ocorre na vida de uma pessoa, a emoção vem à tona e normalmente não se sabe como proceder, no momento exato que as coisas acontecem.
Só depois, passado o susto inicial, é que a pessoa pensa em tudo que poderia ter feito para remediar a situação. Então, o melhor mesmo é estar bem informado.
Em primeiro lugar:
Procure um lugar seguro para estar e procure conversar com as pessoas que presenciaram o ocorrido.
Pergunte se elas aceitam testemunhar o acidente e peça o nome completo e o telefone delas. Se possível, já peça à elas para irem com você à Delegacia.
Um registro de ocorrência com testemunhas tem uma maior credibilidade na Justiça.
Ainda no local do acidente, tire fotos dos veículos e do local onde tudo ocorreu.
Na Delegacia, peça para que façam um croqui do acidente. O croqui irá descrever qual foi o trajeto dos veículos no momento da colisão.
Se alguém teve alguma lesão, também deve realizar o exame de corpo delito, que é uma perícia destinada a produzir provas necessárias à melhor elucidação dos fatos.
Procure resolver a situação de forma amigável com o causador do acidente.
Porém, se isto não resolver, é possível ingressar na Justiça pleiteando indenização por danos materiais, em virtude dos danos comprovadamente gerados ao automóvel ou outro bem material, e também danos morais, caso o acidente tenha provocado alguma lesão à integridade física ou moral de algum dos envolvidos.
Junte todas as provas que possuir e procure um advogado de sua confiança pois ele saberá exatamente o que fazer para lhe auxiliar.